Câncer e terapia intensiva

VI Congresso Internacional Oncologia D’Or reuniu especialistas para discutir a medicina baseada em valor no tratamento do paciente oncológico grave.

saiba mais
Projeto de ciência para o Brasil

Mais de 180 pesquisadores se reuniram para traçar prioridades e criar estratégias para a ciência brasileira em 16 grandes temas. Especialistas do Instituto D’Or contribuíram com o capítulo sobre cérebro.

saiba mais
Contribuições da pesquisa translacional à oncologia

Qual a contribuição das bancadas de laboratório para o atendimento direto aos pacientes? Sessão temática no VI Congresso Internacional Oncologia D'Or debateu o tema com especialistas.

saiba mais
Pesquisa clínica e ensino de oncologia

Em sessão especial no VI Congresso Internacional Oncologia D'Or, especialistas do IDOR compartilham experiências e perspectivas futuras para o campo.

saiba mais
Disgenesia do corpo caloso é tema de evento em Salvador

Este foi o primeiro encontro da Associação Brasileira para Desordens do Corpo Caloso. A radiologista Fernanda Tovar Moll, presidente do Instituto D’Or, falou sobre sua pesquisa sobre o tema.

saiba mais
Confira aqui o resultado do concurso!

Confira o RESULTADO da prova realizada em 04/11/2018.

saiba mais
Apetite, impulsividade e recompensas

Pesquisa utiliza métodos de neuroimagem para investigar a relação entre o sistema cerebral de recompensa e o comportamento alimentar de pacientes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

saiba mais
IDOR realiza prova de seleção para estágio acadêmico em medicina intensiva

Candidatos se reuniram no Rio de Janeiro no último domingo para disputar 95 vagas em nove hospitais da Rede D’Or São Luiz no estado.

saiba mais
Confira aqui o Gabarito

Confira o Gabarito da prova realizada em 04/11/2018.

saiba mais
Psiquiatria hoje

Palestra no IDOR discute a interface entre a psiquiatria e a neurociência, e como podemos avançar nessa área de estudo.

saiba mais
Plasticidade cerebral em foco

Tese de doutorado investiga a capacidade que o cérebro humano tem de ser treinado e de se adaptar a situações adversas como a cegueira.

saiba mais
Desafios da patologia contemporânea

Diretor de Anatomia Patológica da Rede D’Or falou sobre a importância de conjugar o conhecimento tradicional e já consolidado às modernas técnicas da biologia molecular no atendimento do paciente com câncer.

saiba mais
IDOR inaugura nova unidade em São Paulo

Espaço terá como foco o estudo das neurociências e da oncologia, e coordenará projetos de pesquisa clínica em âmbito nacional.

saiba mais
O que engenheiros podem fazer por um hospital?

Especialistas da Mayo Clinic, dos Estados Unidos, visitaram o IDOR para compartilhar suas experiências sobre a otimização do atendimento médico de emergência e no serviço de radiologia.

saiba mais
Olhar crítico sobre a mortalidade

Pesquisadores trabalham no desenvolvimento de metodologias para comparar dados sobre sepse e mortalidade hospitalar em diferentes países.

saiba mais
Emergências médicas e medicina intensiva: estágio na Rede D’Or

Programa oferecido pelo Instituto D’Or aos estudantes de graduação prepara para a carreira médica em hospitais. Com o processo seletivo se aproximando, são oferecidos cursos preparatórios para as provas.

saiba mais
Pesquisa clínica

Instituto D’Or e Rede D’Or São Luiz participam do desenvolvimento de novos medicamentos e tecnologias para a saúde, em busca de avanços no combate a problemas como câncer, tromboembolismo e doença de Crohn.

saiba mais
Novas vocações para a ciência

IDOR recebe alunas de ensino médio para uma visita aos laboratórios e conversa com neurocientistas.

saiba mais
Delirium e seus desafios

Síndrome acomete cerca de 40% dos pacientes críticos e está associada à maior taxa de mortalidade. No Instituto D’Or, cientistas exploram alternativas para prevenção, diagnóstico e tratamento do problema.

saiba mais
Novo alvo contra a leucemia

Estruturas lipídicas presentes na membrana celular podem ser a chave para o tratamento do câncer que prejudica a formação de células sanguíneas, diz hematologista da Oncologia D’Or.

saiba mais
Ciência de olho no envelhecimento

Como o aumento do número de idosos na população está norteando o desenvolvimento científico na área médica? Instituto D’Or vem enfrentando este desafio em diferentes frentes, com pesquisas sobre doenças crônicas e seu impacto no sistema de saúde.

saiba mais
Pesquisa clínica, inflamação e neurociência

Oportunidades para capacitação em ciência.

saiba mais
Oportunidade para estudantes de medicina

IDOR e Rede D’Or oferecem 100 vagas de estágio acadêmico em medicina intensiva. O estágio pode ser realizado em nove diferentes hospitais do Rio de Janeiro.

saiba mais
Consequências do estresse na primeira infância

Tema de crescente interesse no mundo inteiro, as alterações genéticas provocadas pelo estresse nos primeiros anos de vida – em especial, em bebês prematuros que passam por internação em UTI – são tema de pesquisa no IDOR.

saiba mais
Câncer de pele em foco

Em palestra no IDOR, professora da USP explica como utiliza modelos de pele reconstruída para testar em laboratório novos medicamentos contra o melanoma.

saiba mais
Mergulho no mundo da inovação

Durante os dois dias de evento de lançamento do Open D’Or Healthcare Innovation Hub, plataforma de inovação em saúde do IDOR e da Rede D’Or São Luiz, jovens empreendedores conheceram o novo espaço e interagiram com investidores e gestores de saúde em busca de novas soluções na área.

saiba mais
Portas abertas para a inovação

À frente do Instituto D’Or desde sua criação em 2010 e idealizador do hub de inovação, o neurologista Jorge Moll Neto divide suas impressões sobre o setor de inovação em saúde no Brasil e no mundo, explica suas motivações e descreve suas expectativas para o Open D’Or, que está iniciando suas atividades em sede própria no Rio de Janeiro.

saiba mais
Para acelerar o empreendedorismo em saúde no Brasil

Iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e da Rede D’Or São Luiz visa impulsionar startups para que se tornem globalmente competitivas.

saiba mais
Vamos falar sobre fígado

Pouco discutidas no cotidiano, as doenças hepáticas estão na lista das mais letais no Brasil e no mundo. Pesquisas do Instituto D’Or concentram esforços em identificar precocemente suas complicações.

saiba mais
Cuidado: frágil

Estudo transpõe o conceito de fragilidade, originado da geriatria, para nortear o atendimento a pacientes em unidades de terapia intensiva.

saiba mais
Desafios da comunicação da ciência

Em palestra no IDOR, jornalista Claudia Jurberg falou sobre como a imprensa e as mídias sociais podem ser usadas para aproximar a pesquisa científica e a sociedade.

saiba mais
Cérebro em transformação

Pesquisadores do Instituto D’Or participaram do maior congresso brasileiro de neurociências e integraram simpósio sobre plasticidade cerebral.

saiba mais
IDOR recebe curso de boas práticas em ensaios clínicos

Evento capacitou pesquisadores e colaboradores para desenhar e executar pesquisas que envolvem seres humanos. O objetivo é garantir que os ensaios sejam conduzidos de forma ética e cientificamente correta.

saiba mais
Cientistas criam neurônios humanos que respondem a estímulos dolorosos

Pesquisadores brasileiros desenvolvem método para criar neurônios sensitivos humanos em laboratório. A técnica abre inúmeras possibilidades de pesquisa e oferece alternativa ao uso de animais em experimentos.

saiba mais
Como treinar seu... cérebro

Aprender a controlar a própria atividade cerebral é o objetivo da técnica conhecida como neurofeedback. Em estudo piloto, ela foi combinada à realidade virtual para permitir o treinamento em duas emoções complexas, a ternura e a angústia.

saiba mais
Arritmias cardíacas: perigo em crescimento

Aumento do número de casos de arritmias no mundo faz com que médicos busquem conhecimento especializado na área. IDOR oferece curso de extensão sobre o tema.

saiba mais
Farmacêuticos no hospital

Número cada vez maior de profissionais da área de farmácia procura formação para trabalhar em assistência hospitalar. Para o atendimento aos pacientes, sua atividade pode significar melhor tratamento medicamentoso e diminuição da mortalidade.

saiba mais
.

.

saiba mais
Neurociência na era dos minicérebros

Avanços, desafios e limites éticos das pesquisas com organoides cerebrais, cinco anos após o surgimento desse modelo de estudo do cérebro humano.

saiba mais
Panorama das desordens do neurodesenvolvimento

Relatório da Academia Brasileira de Ciências (ABC) traz os principais desafios e avanços recentes na área dos transtornos do desenvolvimento cerebral, e as lições deixadas pelo vírus Zika.

saiba mais
IDOR participa de encontro internacional de neurociências

Evento, realizado em Washington (EUA), reuniu especialistas para discutir cooperação em pesquisas sobre o cérebro.

saiba mais
Violência nas torcidas organizadas

Trabalho investiga o que está por trás de episódios de brigas relacionadas ao futebol.

saiba mais
Oportunidades de pesquisa

Confira as próximas oportunidades para bolsas e financiamento em pesquisa.

saiba mais
Biologia celular e genética: contribuições latino-americanas

Livro resgata encontro de cientistas realizado no Vaticano no ano passado. Pesquisadores do Instituto D’Or contribuíram com capítulo sobre a biologia do vírus Zika.

saiba mais
Pesquisa sobre neurociência e vírus zika recebe prêmio internacional

Stevens Rehen, do Instituto D’Or e da UFRJ, foi laureado pela pesquisa com organoides cerebrais infectados.

saiba mais
Fisioterapeutas e seu papel fundamental no tratamento de pacientes internados em Terapia Intensiva

Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino oferece pós-graduação para qualificação dos profissionais

saiba mais
Beleza, tecnologia e ciência

Criar formas de transformar em obras de arte os sinais emitidos pelo corpo humano é um dos interesses do engenheiro biomédico Alan Macy.

saiba mais
Beneficiência Portuguesa é destaque na Veja Rio

Complexo histórico abrigará nova faculdade de ciências médicas e o maior hospital privado da cidade

saiba mais
Curso de Fonoaudiologia Intensivista oferece ao profissional visão ampla do ambiente de CTI

Formação é oferecida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino. Aulas começam em agosto.

saiba mais
Reforço para o time

Instituto D’Or recebe o neurocientista Luiz Eugênio Mello, novo diretor de pesquisa e desenvolvimento.

saiba mais
Oportunidade: ciência, inovação e mais

Não perca as próximas oportunidades.

saiba mais
.

Saiba mais!

saiba mais
Confira as próximas oportunidades

Fique de olho nas próximas oportunidades de pesquisa, inovação e colaboração científica.

saiba mais
Acompanhe o Hackaton da Divulgação Científica em Saúde

Parte do evento promovido pela Fiocruz e pelo INCT da Comunicação Pública da Ciência, em parceria com Instituto D’Or e Banco Interamericano de Desenvolvimento, será aberta a todos os interessados.

saiba mais
Inteligência artificial na psiquiatria

Com o auxílio de computadores, pesquisadores do Brasil e da Austrália descobriram regiões cerebrais que ajudam a entender o transtorno obsessivo-compulsivo. No futuro, a abordagem pode mudar a forma de tratamento do problema.

saiba mais
Minuto Ciência - O que é neuroeconomia?

No Minuto Ciência de hoje, a economista e doutoranda do Instituto D'Or Luiza Mugnol Ugarte explica o que é a neuroeconomia e como essa nova ciência é importante para entender processos de tomada de decisão.

saiba mais
Um brinde à ciência

Especialistas do Instituto D’Or participam do festival de divulgação científica Pint of Science, evento global que reúne pesquisadores e o público para conversar sobre ciência em bares.

saiba mais
Integração e inovação na ciência

Em sua primeira edição brasileira, o Biotech Tonic reuniu cientistas e empreendedores no Instituto D’Or e teve a presença especial do bioquímico chileno Pablo Valenzuela, que falou sobre sua trajetória de inovação na área de biotecnologia.

saiba mais
Mortalidade em pacientes oncológicos graves

Estudo desenvolvido por grupo franco-brasileiro investigou a mortalidade hospitalar e 120 dias após a alta de pacientes com câncer. Observações deram origem a ferramenta para aprimorar o atendimento aos pacientes.

saiba mais
Instituto D’Or torna-se membro da Academia Brasileira de Ciências

Vice-presidente Fernanda Tovar-Moll representou o instituto na cerimônia de posse, realizada no Museu do Amanhã, no Rio.

saiba mais
Ferramenta de decisão

Após visitar o Instituto D’Or, a física e pesquisadora israelense Yael Mardor concedeu entrevista sobre sua metodologia para diferenciar progressão e falsa progressão de tumores cerebrais.

saiba mais
.

.

saiba mais
Sobre sexo, cócegas e ciência

Neurofisiologista alemão ganhador do prêmio Leibniz, Michael Brecht visitou o Instituto D’Or, onde falou sobre as pesquisas que desvendaram os mecanismos neurais do estímulo sexual e das cócegas, além de conversar com pesquisadores e alunos sobre carreira científica.

saiba mais
Fique de olho nas oportunidades

Confira editais e chamadas abertas na área de pesquisa em ciências médicas.

saiba mais
Reserva cognitiva: aliada contra demência

Em sua palestra no Instituto D’Or, a neuropsicóloga Laiss Bertola comentou pesquisas recentes sobre reserva cognitiva e como a neurociência vem avançando no entendimento desse fenômeno.

saiba mais
Oportunidades!

Confira editais e processos seletivos abertos na área de pesquisa em ciências médicas.

saiba mais
Minuto Ciência - Estresse na UTI Neonatal

Assista essa edição do Minuto Ciência com a pediatra Georgia Chalfun.

saiba mais
Neurobiologia do toque

Palestra com vencedor do prêmio Leibniz explica como o cérebro processa o contato físico com outros, por exemplo, em situações sexuais ou de brincadeira.

saiba mais
Primeiro Hackaton da Divulgação Científica em Saúde

Fiocruz e INCT da Comunicação Pública da Ciência promovem, em parceria com Instituto D’Or e Banco Interamericano de Desenvolvimento, uma maratona para quem quer aproximar a ciência da sociedade.

saiba mais
Órgão em transformação

Pesquisador mineiro apresentou, no Instituto D’Or, seus estudos sobre as características do fígado de recém-nascidos – resultados indicam que o órgão muda completamente durante o processo de amadurecimento.

saiba mais
Neurologia do Altruísmo

Estudo com pacientes que sofreram lesão cerebral na Guerra do Vietnã revela regiões do cérebro responsáveis por decisões altruístas complexas.

saiba mais
Da bancada à sala de aula

Na aula inaugural do Instituto D’Or, o neurocientista Roberto Lent defendeu que a formulação de políticas públicas para a educação deve ser baseada no conhecimento científico mais recente na área.

saiba mais
Doença de Alzheimer: O que podemos esperar do futuro?

Confira nesta edição do Minuto Ciência

saiba mais
Programa de residência médica celebra a formatura de sua turma de 2018

Programa de residência médica celebra a formatura de sua turma de 2018

saiba mais
Peter Walter e os caminhos da descoberta científica

O premiado professor da Universidade da Califórnia em São Francisco esteve no Instituto D’Or para conversar com jovens pesquisadores sobre sua trajetória e os desafios de uma carreira científica de sucesso.

saiba mais
Minuto CIência Especial com Peter Walter

Assista ao Minuto Ciência com Peter Walter sobre Pesquisa fora da caixa.

saiba mais
Cannabis e cérebro, uma relação mal explicada

Para especialista, a maior parte dos estudos na área não traduz os reais efeitos da substância sobre cérebro humano.

saiba mais
Elas no comando – liderança feminina e pesquisa científica

No dia 8 de março, evento no Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino discute presença das mulheres na ciência

saiba mais
Pistas sobre a origem da esquizofrenia

Experimento com células-tronco humanas, ovos de galinha e cordão umbilical identifica substâncias produzidas pelo cérebro que alteram a vascularização de pacientes com o transtorno

saiba mais
Déficit de atenção e hiperatividade: número de casos é menor do que se pensa

Principal ferramenta diagnóstica disponível para o transtorno pode estar superestimando o número de casos, aponta estudo.

saiba mais
O mercado atual de Fisioterapia e os desafios enfrentados pelos fisioterapeutas.

Leia a entrevista com os coordenadores do curso e entenda a importância de ser um fisioterapeuta especializado.

saiba mais
Exposição revela a beleza de mundos invisíveis

De longe, é arte. De perto, ciência! Em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ a partir de 22 de fevereiro, a exposição “Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira", vai encantar o público com a beleza de imagens que só os cientistas costumam ver, por trás de grandes lentes de aumento.

saiba mais
RESIDÊNCIA MÉDICA

Confira o resultado final do segundo processo seletivo de Residência Médica

saiba mais
RESIDÊNCIA MÉDICA

Confira os resultados da 2° fase do processo seletivo de Residência Médica.

saiba mais

Pesquise no Site