Capacitação em radiologia intervencionista

Instituto D’Or lança chamada para sua primeira pós-graduação na área de radiologia intervencionista, uma das especialidades que mais cresce na medicina.

A área de radiologia intervencionista vem pegando carona nas inovações aplicadas à medicina, e hoje, é uma das especialidades que mais cresce no Brasil e ao redor do mundo. Seguindo sua tradição em capacitação profissional de ponta na área médica, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino abre inscrições para a pós-graduação em Intervenção Vascular e Oncológica.

Desde os primeiros passos da área de diagnósticos radiológicos, enquanto o raio-x ainda era a única ferramenta de trabalho, observou-se a necessidade de melhorar a qualidade das imagens, aumentando o poder de contraste para a identificação de patologias nos mais variados órgãos. Tal percepção fez com que radiologistas dominassem técnicas de intervenção para a injeção de contrastes diretamente nos órgãos ou sistemas a serem explorados.

Ao perceberem que os pequenos acessos aos órgãos, auxiliado por métodos de imagens, ofereciam um excelente meio para o tratamento cirúrgico, os radiologistas logo rumaram suas práticas para além do diagnóstico radiológico. Foi neste momento, no qual os bisturis foram trocados por agulhas em procedimentos minimamente invasivos, que nasceu o que hoje se conhece como radiologia intervencionista.

Atualmente, a atuação deste profissional envolve praticamente todas as especialidades médicas, desde a angiologia, até a hepatologia e ortopedia. Cirurgias para a correção de aneurismas, embolização de miomas uterinos e implante de stents vasculares e biliares podem ser realizados por radiologistas intervencionistas, auxiliados por métodos de imagem. Em oncologia, por exemplo, o profissional atua em diversas etapas diagnósticas, como em biópsias guiadas por ultrassonografia ou tomografia computadorizada, e terapêuticas, realizando a ablação da lesão.

O desenvolvimento de novas alternativas radiológicas e abordagens médicas transformaram a área da radiologia intervencionista em uma especialidade central para a medicina, que hoje conta com métodos de imagem de alto desempenho e ferramentas cirúrgicas sofisticadas. Soma-se a isto o fato de estas abordagens serem realizadas de forma minimamente invasivas – sem a necessidade de cirurgias abertas –, o que tendem a reduzir o tempo de internação e melhorar o processo de recuperação dos pacientes. E não para por aí: o acelerado ritmo das tecnologias voltadas para a saúde indicam que o futuro reserva um mercado cada vez mais amplo para quem atua na área de radiologia intervencionista.

Pós-graduação em Intervenção Vascular e Oncológica - RIVOA

Com o objetivo de oferecer capacitação profissional de excelência e preparar jovens médicos para a realização de todos os procedimentos de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, o Instituto D’Or abre as inscrições para a sua primeira turma de pós-graduação em Intervenção Vascular e Oncológica, voltada para médicos residentes e pós-graduandos em radiologia e diagnóstico por imagem.

Com duração total de dois anos e seguindo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular (SoBRICE), o curso será realizado no Hospital Quinta D’Or, com enfoque em intervenção oncológica. Saiba mais sobre o curso aqui.