PÓS-GRADUAÇÃO

A capacitação médica é capaz de beneficiar tanto o profissional de saúde quanto a sociedade. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 2% do investimento global em saúde é destinado a treinamento. Pensando nisso, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) ampliou sua atuação no mercado educacional, oferecendo novas turmas para os seus cursos de pós-graduação este ano.

Com inscrições abertas até março, as aulas contam com um corpo docente especializado. Composta por médicos e pesquisadores de renome nacional e internacional, a equipe promove aulas tanto teóricas quanto práticas para proporcionar aos alunos situações comportamentais similares as que encontrarão na assistência.

Arnaldo Prata, Diretor de Ensino do Instituto, reforça a importância de participar de uma qualificação profissional com uma política de cuidado e humanização. “Nossos cursos oferecem desde conhecimentos gerais - com atividades teóricas e práticas - até a abordagem mais temática de cada especialização”, explica.

A especialista em Clínica Médica, Celeste Elia, responsável pela coordenação de pós-graduação do IDOR, destaca as aulas práticas realizadas nos hospitais da Rede D’Or São Luiz.  “Lá, os alunos têm a oportunidade de acessar equipamentos de última geração”, finaliza.

Cursos de pós-graduação:

Medicina Intensiva: Curso destinado a médicos e caracterizado como treinamento sob supervisão de profissionais experientes com ênfase nas atividades práticas da Medicina Intensiva. Programa reconhecido pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (PEMI/AMIB). Carga horária de 60 horas semanais e com duração de 3 anos.

Medicina Intensiva Pediátrica: Tem como objetivo capacitar alunos para atuação médica nesta especialidade pediátrica e para a obtenção do título de especialista, de acordo com as diretrizes da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). As aulas são ministradas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Estadual da Criança, instituição credenciada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) como centro formador de intensivista. Carga horária de 60 horas semanais e com duração de 2 anos.

Ortopedia Pediátrica: Curso destinado a médicos ortopedistas. Tem como intuito formar e qualificar profissionais para o tratamento das deformidades congênitas, doenças neuromusculares, trauma infantil, tumores ósseos e alterações do desenvolvimento. O treinamento é oferecido no Hospital da Criança, com uma equipe de ortopedistas qualificada, incorporação constante de avanços tecnológicos e utilização de protocolos cirúrgicos. Carga horária de 40 horas semanais e com duração de 1 ano.

Fisioterapia em Terapia Intensiva: O curso visa aprofundar e desenvolver o conhecimento e a experiência prática nas diversas disciplinas fisioterapêuticas que envolvem o tratamento de pacientes, especialmente aqueles internados em Terapia Intensiva e submetidos a suporte avançado de vida. Carga horária de 360 horas teóricas + 100 horas práticas, com 18 meses de duração.

Cirurgia de Joelho R4: O curso tem como objetivo formar e qualificar ortopedistas para o diagnóstico e tratamento das afecções da articulação do joelho. Oferece treinamento no Hospital Rios D’Or, sob supervisão de equipe de ortopedistas qualificados; incorporação constante de avanços tecnológicos e utilização de protocolos e de boas práticas em clínica e cirurgia do joelho. Curso reconhecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Carga horária de 40 horas semanais e com 1 ano de duração.

Todos eles contam com vagas limitadas e, com exceção do curso de fisioterapia, possuem remuneração. 
Mais informações acesse: http://www.idor.org/cursos#posgraduacao