Curso de Fonoaudiologia Intensivista oferece ao profissional visão ampla do ambiente de CTI

O trabalho do fonoaudiólogo em centros de terapia intensiva (CTI) tem diferenças importantes em relação à atuação nos consultórios e mesmo em outros espaços dentro do hospital. Por outro lado, a formação básica em fonoaudiologia nos cursos de graduação nem sempre oferece aos profissionais os conhecimentos de que precisam para atuar nesse nicho. Pensando em suprir esta lacuna, o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino em parceria com a NEFEG (Núcleo de Estudos Fonoaudiológicos Elizabeth Gonçalves), no Rio de Janeiro, disponibilizam curso de extensão em Fonoaudiologia Intensivista. As inscrições estão abertas até 14 de agosto e as aulas terão início no dia 18 do mesmo mês.

Esta será a segunda turma do curso, que tem como proposta oferecer ao profissional de fonoaudiologia uma visão sistêmica do ambiente de CTI em hospitais de alta complexidade. O objetivo é capacitar os alunos a compreender o caso de cada paciente em sua integralidade. "Não é suficiente conhecer a fisiologia da deglutição, saber o que é disfagia e dominar as técnicas para lidar com ela. Sem o conhecimento de temas como ventilação mecânica e traqueostomia, o fonoaudiólogo faz um trabalho isolado e tem contribuição limitada para o sucesso do tratamento", avalia a coordenadora Elizabeth Gonçalves Ribeiro, gestora dos serviços de fonoaudiologia dos hospitais Barra D’Or e Rios D’Or.

Ao longo do curso, que terá aulas quinzenais aos sábados, os alunos terão contato com especialistas em fisioterapia, nutrição, neurologia, clínica médica e psiquiatria, entre outros. Os temas abordados incluirão, por exemplo, o protocolo interdisciplinar de traqueostomia e o manejo da broncoaspiração com visão multidisciplinar. Além das aulas teóricas, haverá sessões clínicas para discussão de casos reais de pacientes.

 

Extensão em Fonoaudiologia Intensivista
Inscrições até 14/8.
Aulas quinzenais aos sábados, das 8h às 17h (início das aulas em 18/8).
Carga horária total: 180h
Duração: 6 meses.
Investimento: 6x de R$ 450,00
Confira condições especiais para matrícula aqui
Informações: (21) 2323-7636, ramal 2305 | secretaria.ensino@idor.org