Elas no comando – liderança feminina e pesquisa científica

A presença das mulheres nas pesquisas científicas vem aumentando a cada ano. Elas já são responsáveis por metade da produção de artigos no Brasil, segundo relatório da editora Elsevier. Mas, apesar dos crescentes e positivos números, os cargos de liderança ainda não são ocupados por mulheres e homens na mesma proporção, o que denota fragilidade no equilíbrio entre os gêneros na ciência. Essa será uma das questões abordadas no bate-papo proposto pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em decorrência do Dia Internacional da Mulher (8 de março). O evento é gratuito, aberto ao público, e tem início às 18h.

 

Quatro mulheres participarão deste bate-papo sobre a presença feminina da ciência: Fernanda Tovar-Moll, médica radiologista e pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, co-fundadora e vice-presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino; Cristina Garcia, engenheira química, atualmente diretora científica e de assuntos regulatórios da L’Oréal Brasil; Eliete Bouskela, médica e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Medicina, além de diretora de Tecnologia e Inovação da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); e a jornalista Ana Lucia Azevedo, que atua na cobertura de temas de ciência há cerca de 30 anos, atualmente como repórter especial no jornal O Globo.

 

No mesmo dia, serão abertas as inscrições para a nova edição do prêmio “Para Mulheres na Ciência”, oferecido pela L’Oréal em parceria com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências.

 

 

 

Bate-papo “Elas no comando – liderança feminina e pesquisa científica”

 

Quinta-feira, 8 de março, às 18h

 

Local: Auditório do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Rua Diniz Cordeiro, 30 – Botafogo, Rio de Janeiro)

 

Evento gratuito – vagas limitadas

 

Inscrição pelo link: https://goo.gl/tV2YBd