Especialização em problemas cardíacos da terceira idade

O 4º módulo do curso Imersão em Arritmias Cardíacas ocorre no fim deste mês e oferece enfoque no estudo das arritmias ventriculares

As arritmias ventriculares variam entre casos benignos e quadros que podem colocar em risco a vida do paciente. Normalmente associadas a ataques cardíacos, esse tipo de arritmia é mais comum em idosos, o que torna seu diagnóstico e tratamento aspectos essenciais ao domínio do corpo clínico.

Tendo em vista o envelhecimento da população e as novas perspectivas de longevidade, a especialização no conhecimento das arritmias cardíacas está em franca expansão, uma vez que sua prevalência aumenta em populações mais idosas. Alinhado com esta demanda clínica, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino está com as inscrições abertas para o 4º módulo do curso Imersão em Arritmias Cardíacas. “O programa de extensão teráaulas ministradas por equipe com expertise no atendimento desses pacientes e haverá ampla discussão de casos clínicos reais. Todos os palestrantes são Cardiologistas com especialidade em arritmia cardíaca e atuam como pareceristas na especialidade ou são os eletrofisiologistas responsáveis pelo diagnóstico e tratamento via ablação em todos os Hospitais da Rede D’Or São Luiz (RDSL), no Rio de Janeiro”, afirma Dra. Martha Pinheiro, uma das organizadoras do curso e médica especializada em Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial na RDSL.

Segundo a médica, o módulo 4 do curso, com enfoque em arritmias ventriculares, permitirá que profissionais e estudantes de medicina tenham segurança na abordagem desse perfil de paciente, conhecendo estratégias terapêuticas farmacológicas e indicações de procedimentos invasivos, como a ablação e o implante de cardioversor-desfibrilador. A aula ocorre na sexta-feira do dia 30 de agosto, das 13h às 18h, no Auditório do Centro de Estudos do Hospital Copa Star, em Copacabana. Para inscrições e mais informações clique aqui e confira a página do curso.