Estudo publicado em setembro já é recorde de impacto

Foi publicado na edição de setembro da Neurosurgical Focus artigo desenvolvido pelo pesquisador do IDOR, Dr. Ricardo de Oliveira, em conjunto com três de seus alunos e outros colaboradores brasileiros. Na publicação, os autores revisaram a organização funcional do hipotálamo, importante estrutura cerebral envolvida no comportamento alimentar, sexual e resposta ao medo, por exemplo, e alvo de intervenções cirúrgicas como tratamento transtornos mentais.

Para Daniel Barbosa, um dos autores do estudo, aluno de pesquisa do IDOR e acadêmico de medicina da UNIRIO, “o estudo revisa as décadas de história da psicocirurgia sob a perspectiva de como esses relatos podem ajudar uma enorme gama de pacientes psiquiátricos que são privados diariamente da convivência harmônica em sociedade. Os relatos examinados servem de base para novas pesquisas de neuroimagem e desenvolvimento de novos tratamentos”.

De acordo com Altmetrics, plataforma que estima o impacto de publicações científicas, o estudo ocupa o Top 5% em repercussão.