Fisioterapeutas e seu papel fundamental no tratamento de pacientes internados em Terapia Intensiva

Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino oferece pós-graduação para qualificação dos profissionais.

Estudos modernos apontam que o tratamento fisioterapêutico realizado de forma integral em pacientes críticos reduz em até 40% o tempo de internação de um paciente em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A atuação do fisioterapeuta, que já ocorre a mais de 40 anos é, também, uma das etapas mais importantes da recuperação funcional desses indivíduos. O profissional utiliza o movimento e exercícios terapêuticos em diferentes fases do tratamento e de acordo com as condições clínicas e necessidades do paciente, para alcançar funcionalidade e independência como resultado do tratamento. Além disso, utiliza recursos avançados de tratamento respiratório, cuidando do suporte dos pacientes mais graves até a sua alta.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a graduação é apenas o primeiro passo para a vida profissional. Na área da saúde, a capacitação beneficia tanto o profissional quanto o paciente que recebe atendimento cada vez mais qualificado e individualizado. A fisioterapia em Terapia Intensiva é uma área em grande expansão, porém, é necessário que o profissional fique atento às exigências do mercado.

 

Visando a capacitação desse profissional, o Instituto D’OR de Pesquisa e Ensino (IDOR) oferece o curso de pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva que visa aprofundar e desenvolver o conhecimento e experiência prática nas diversas disciplinas e especialidades que envolvem o tratamento de pacientes hospitalizados, especialmente aqueles que necessitam de cuidados intensivos. As aulas oferecem ao fisioterapeuta uma visão global para que possa participar efetivamente da melhoria do cuidado intensivo e, consequentemente, da prática assistencial.

- O programa passa por toda linha de cuidados preparando esses profissionais para atuação em unidades pós-operatória, unidade ventilatória, UTI geral e unidade cardiointensiva, com disciplinas específicas para cada ambiente do hospital – detalha André Chevitarese, coordenador da pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva do IDOR.

Com um corpo docente formado por profissionais referência em suas áreas de atuação, o curso tem duração de 19 meses com 390h teóricas e 150h práticas. A equipe, composta por professores renomados, mestres e doutores, promove aulas teóricas e práticas para proporcionar aos alunos situações comportamentais similares as que encontrarão na assistência, assim como contato com o paciente para que percebam sua fragilidade diante da situação em que se encontram. A parte prática ocorre no Hospital Copa D’Or com supervisão especializada constante.

- Ter sensibilidade é fundamental para a realização do trabalho. Humanizar a relação paciente x profissional é o grande destaque em um mercado que prioriza cada vez mais a relação paciente x instituição. O conforto e tecnologia são fundamentais, mas oferecer um atendimento atento aos pequenos detalhes é um grande diferencial que faz com que o paciente se sinta acolhido pelo profissional – finaliza Bruno Vilaça, também coordenador do curso.

Inscrições abertas. Clique aqui e confira as condições especiais para matrícula!

Informações pelo telefone (21) 2323-7636, ramal 2305.

Atendimento realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou pelo e-mail secretaria.ensino@idor.org.