Formação de médicos para o atendimento do câncer

IDOR e Rede D'Or São Luiz abrem processo seletivo para programas de residência em oncologia clínica e hematologia e hemoterapia

Estão abertas até 8 de janeiro as inscrições para o programa de residência médica do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Rede D'Or São Luiz. Entre as modalidades oferecidas estão oncologia clínica e hematologia e hemoterapia. Os dois cursos acontecem no Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e têm carga horária de 60 horas semanais. Durante a participação no programa, os residentes recebem bolsa de R$ 4 mil por mês.

"Buscamos aliar tecnologia de primeira linha e corpo docente extremamente qualificado", afirma o coordenador do programa de hematologia e hemoterapia, Fabio Nucci. O curso tem como objetivo formar hematologistas capacitados para diagnosticar e tratar as principais doenças hematológicas, da prevenção ao tratamento de alta complexidade.

Já na oncologia clínica, os principais objetivos são fazer com que o médico residente conheça a fisiopatologia, diagnostique e trate corretamente as principais neoplasias, da prevenção aos cuidados paliativos, passando pelas emergências oncológicas e pelas complicações decorrentes de tratamentos. "Nós somos o único grupo privado com uma residência médica em oncologia clínica aprovada pelo MEC", destaca o coordenador do programa, Daniel Herchenhorn.

Além de participarem das atividades teóricas e clínicas, os residentes também têm a oportunidade de integrar equipes de pesquisa e participar de seminários do IDOR, o que complementa sua formação. "Queremos que os residentes sejam capazes de pensar por si próprios, de desenvolver e interpretar estudos clínicos", explica Herchenhorn. O programa de oncologia clínica oferece, ainda, oportunidade de realizar estágio em Miami, São Paulo ou Distrito Federal, para que o residente tenha contato com o atendimento em oncologia fora do Rio de Janeiro.

Tanto o curso de oncologia clínica quanto o de hematologia e hemoterapia requerem que o aluno tenha cursado anteriormente a residência em clínica médica. O curso de hematologia e hemoterapia tem dois anos de duração e o de oncologia clínica, três. Confira mais informações sobre os cursos e seus processos seletivos:

Residência Médica em Oncologia Clínica

Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia

O IDOR e a Rede D’Or oferecem outros cursos de residência médica, que também estão com as inscrições abertas. Confira!