Imersão em Arritmias Cardíacas – Módulo I - Síncope

Curso é endereçado a estudantes e profissionais de medicina em contato com pacientes que apresentam o sintoma

Os desmaios são sintomas comuns a várias complicações na saúde. Na área médica, eles são chamados de “síncopes” e se caracterizam por uma perda repentina, mas transitória da consciência e da capacidade de ficar em pé, que é seguida de uma recuperação rápida e completa. As causas das síncopes podem ser as mais variáveis possíveis, podendo partir de problemas psicológicos, a exemplo de traumas, ansiedade e depressão, como também podem ser de origem física, consequência de desidratação, insolação, uso de alguns medicamentos, entre outros. Quando oriundo de doenças cardiovasculares, esse sintoma, porém, se torna mais grave,  porque pode comprometer o bombeamento de sangue para os órgãos do corpo, especialmente para o cérebro, favorecendo um fator de risco para morte cardíaca súbita.

Dentre as doenças cardiovasculares que causam a síncope, podemos ter distúrbios hemodinâmicos, paradas cardiorrespiratórias e arritmia.  Esta última, quando não tratada, pode causar outras doenças, como angina, ataque ou insuficiência cardíaca e derrames. Por isso, é necessário um diagnóstico preciso a partir de seus sintomas, para que se possa iniciar o tratamento antes de maiores agravantes.

Pensando na execução qualificada dos diagnósticos e tratamento de arritmias, o IDOR possui o curso de Imersão em Arritmias Cardíacas. Com ênfase em análise de eletrocardiograma, o curso tem proposta teórico-prática e é dividido em 6 módulos complementares e independentes, sendo o primeiro deles inteiramente dedicado ao estudo de síncopes. “Os módulos foram elaborados para auxiliar o médico clínico, cardiologista ou emergencista a avaliar o paciente com síncope que chega à sala de emergência ou o procura no consultório e ambulatório”, afirma a Dra. Olga F. Souza, coordenadora Nacional da Cardiologia e Arritmia da Rede D'Or São Luiz e uma das coordenadoras do curso.

Segundo ela, esse primeiro módulo do curso visa apresentar um protocolo de atendimento que é utilizado a nível nacional nos hospitais da Rede D'Or, e que é recomendado nas diretrizes mundiais da área. “O protocolo é uma ferramenta para que, a partir da história do quadro da síncope e dos dados clínicos, seja possível identificar a etiologia dessa síncope e estratificar o risco dos pacientes, internando aqueles de médio e alto risco”.

O curso oferece inscrições para todo o programa ou segmentadas para cada um dos módulos de interesse. O Modulo I – Síncope, ocorrerá dia 24/05, das 13h às 18h, e a parte teórica de sua grade será realizada através de aulas expositivas com slides e vídeos, enquanto seu conteúdo prático será através da discussão de casos clínicos de síncope. O curso é ideal para médicos que lidam com pacientes com síncope, como clínicos, cardiologistas, geriatras, emergencistas e intensivistas, e também estão abertas inscrições de estudantes de medicina interessados na área.
Você pode verificar a grade do curso Imersão em Arritmias Cardíacas – Módulo I - Síncope clicando aqui.