Mais cuidado e menos sofrimento

Visando preparar profissionais da saúde para a grande demanda existente em países como o Brasil, o Instituto D’Or abre inscrições para sua primeira pós-graduação em cuidados paliativos.

Aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doença que ameace a vida. Essa é a principal função do profissional de saúde que atua na área de cuidados paliativos. Atendendo à crescente demanda por capacitação profissional, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino abre inscrições para a pós-graduação em cuidados paliativos.

O aumento do envelhecimento populacional lança muitos desafios sobre a medicina, pois eleva-se também o número de pacientes portadores de doenças crônicas e que não possuem cura, como o câncer, demências e doenças cardíacas, por exemplo. No entanto, mesmo quando as chances de cura são reduzidas ou inexistentes, há muito o que se fazer para oferecer melhor qualidade de vida ao paciente. É onde entra a atuação do profissional especializado em cuidados paliativos.

Alguns podem pensar que se trata de aliviar a dor do paciente à espera da morte, mas os cuidados paliativos vão além. Eles incluem o tratamento de questões físicas, emocionais e psicossociais dos pacientes e de seus familiares. Por um lado, os cuidados paliativos podem complementar ou ampliar a principal linha de tratamento da doença, ou, por outro, até se tornar o foco principal do cuidado. Por esta razão, esse tipo de abordagem é realizada por equipe multiprofissional, que inclui psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, entre outros, que atuam sobre o processo de cuidado sob diferentes pontos de vista

Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que apenas 10% dos pacientes que precisam de cuidados paliativos de fato os recebem, e a maior parte daqueles que precisam deles está concentrada em países como o Brasil. Totalizando cerca de 40 milhões de pessoas, o número sugere que há muito a se fazer nesta área.

Pós-graduação em cuidados paliativos

O curso de pós-graduação em cuidados paliativos do Instituto D’Or tem duração de oito meses e vai ser sediado no Hospital Caxias D’Or, localizado no município de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro. Seus nove módulos irão abordar, entre outros temas, os principais desafios em cuidados paliativos, questões éticas, gerenciamento de sintomas, com foco em doenças oncológicas, não oncológicas e pediátricas. Reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a pós-graduação em cuidados paliativos do Instituto D’Or confere pontuação para a prova de título da Associação Médica Brasileira (AMB). Veja mais detalhes aqui.

Sobre o Instituto D’Or

Promovemos a saúde por meio do avanço do conhecimento científico, da inovação tecnológica e da disseminação do saber. Conectamos ideias e práticas. Acreditamos no poder das parcerias e da colaboração. A ciência nos move, e nós movemos a ciência. Conheça mais aqui.