Nutrição Clínica Especializada

IDOR oferece Pós-Graduação em Manejo Nutricional na Obesidade e na Cirurgia Bariátrica


Segundo a OMS, a obesidade já é considerada epidemia mundial. Atualmente há um enorme crescimento desse quadro e do consequentemente número de cirurgias bariátricas no Brasil, que ocupa o segundo lugar mundial na realização dessas cirurgias. Visto a urgência de manejo especializado na área, o mercado abre espaço para profissionais da nutrição capacitados para essa necessidade da área de saúde, mas a oferta de cursos aprofundados no tema ainda não é proporcional ao quadro clínico mundial.

Devido a necessidade de formação especializada na área em questão, o IDOR irá ofertar a Pós-Graduação em Manejo Nutricional na Obesidade e na Cirurgia Bariátrica como curso de Pós-Graduação. O corpo docente é formado por profissionais renomados na área em questão com prática clínica e científica. A proposta visa que, ao final do curso, o profissional esteja apto a compor equipes multidisciplinares para o manejo clínico e para o tratamento cirúrgico de pacientes com obesidade.  “Por considerarmos de suma importância a qualidade efetiva do manejo nutricional na obesidade e na cirurgia bariátrica e, consequentemente, a qualidade de vida deste grupo populacional, propusemos temas de relevância no programa do curso a fim de garantir a atualização e a capacitação do profissional de nutrição nessa área específica de conhecimento, para atender com competência indivíduos em diferentes momentos biológicos e segmentos populacionais”, diz Silvia Elaine Pereira, coordenadora do curso e especialista em Nutrição Clínica pela UFRJ.


O curso é direcionado a nutricionistas clínicos. Os três módulos abrangem os temas nutrição e obesidade, tratamento e controle da obesidade e prática na obesidade. Ao final, o profissional estará apto para entender e solucionar demandas desta área de tratamento que cresce a cada dia, mediante aquisição e renovação de conhecimentos específicos sobre o manejo nutricional na obesidade e na cirurgia bariátrica, com vistas ao aprimoramento teórico e prático.


Você pode verificar a grade da Pós-Graduação em Manejo Nutricional na Obesidade e na Cirurgia Bariátrica clicando aqui.