Quem é e o que faz o otorrino?

Com mais funções que letras em seu título, a otorrinolaringologia é especializada no estudo da garganta e das vias nasais e auditivas.

Você sabe o que é um otorrinolaringologista? Se sim, talvez você chame apenas pelo apelido de “otorrino” e já deve ter ido em seu consultório para resolver uma dor de ouvido, ou uma sinusite. Mas será que você sabe tudo que esse profissional está habilitado a executar em seu trabalho? Garantimos que a lista de aptidões é tão extensa quanto o nome da especialidade.

O termo otorrinolaringologia vem da união das palavras gregas ous (ouvido), rhinós (nariz), larynx (laringe ou a parte alta do sistema respiratório) e o sufixo logos, que significa estudo ou ciência de algo. Em outras palavras, otorrinos são médicos peritos no que compreende nosso nariz, garganta e ouvidos, e acredite, muitos problemas estão relacionados a essas três partes da nossa anatomia, mesmo que não aparentem gravidade em um primeiro momento.

Problemas que envolvem essas áreas podem trazer sintomas como tonturas, dores de cabeça, obstruções e sangramentos nasais, secreção e sangramentos no ouvido, dificuldade de audição, dores de garganta, rouquidão e até mesmo os conhecidos roncos, que quando muito intensos podem configurar alguma patologia. É aí que entra o papel do otorrino, sua avaliação é importantíssima para o correto diagnóstico e tratamento das doenças que manifestam esses sinais. O médico pode realizar tanto tratamento clínico como cirúrgico, dependendo de cada caso.

O otorrino pode desempenhar tanto cirurgias plásticas, como rinoplastia e otoplastia, que são as correções estéticas do nariz e das orelhas, como também pode tratar de complicações mais rotineiras, que é o caso de pequenos incômodos nas vias respiratórias e auditivas. Quando os sintomas são mais graves, porém, configuram a necessidade de urgência médica especializada, a exemplo de um nariz quebrado, sangramentos nas vias da face ou objetos inseridos na garganta, nariz e ouvidos, situações mais recorrentes no atendimento a crianças.

Para capacitar os médicos nessas situações de urgência, o IDOR oferece o curso Urgências e Emergências em Otorrinolaringologia. As aulas são endereçadas aos médicos e estudantes de medicina, principalmente nas especialidades de otorrino, pediatria, geriatria, clínica médica, intensivista, cirurgia de cabeça e pescoço e emergencista. O programa é coordenado pelo médico otorrinolaringologista, professor da UERJ e UFRJ, Dr. Roberto Meirelles, que explica que o curso abordará uma atualização dos temas na área, transmitindo os mais modernos conceitos e métodos a serem aplicados.

Para saber mais sobre as aulas e a proposta do curso, clique aqui. As inscrições vão até o dia 10/06/2019.