Visita de um dos maiores especialistas do mundo em inovação voltada para saúde movimenta o IDOR

Entre os dias 10 e 12 de maio, o IDOR recebeu um dos maiores nomes na área de inovação em saúde, o Dr. Albert Chan. Contemplado pelo Eisenhower Fellowships, o Dr. Chan veio ao Brasil desempenhar sua importante missão de promover parcerias estratégicas com os melhores profissionais e instituições brasileiras para desenvolver soluções inovadoras em saúde.

Vice-Presidente de Inovação com foco na experiência do paciente da Sutter Health - uma das maiores e mais sofisticadas redes de assistência médica dos Estados Unidos - o Dr. Chan realizou atividades no IDOR que reuniram pesquisadores, empreendedores, médicos e estudantes, com o intuito de agregar conhecimento e fomentar a cultura da inovação.

Na manhã do dia 11 de maio, sua palestra intitulada “Disruptive Innovation in Health Care: The 5 Megatrends” contou com a presença de lideranças, especialistas, investidores e empreendedores da área da saúde. Nela, Dr. Chan discutiu a importância da inovação como motor de transformação da indústria da saúde. Ainda, explicou como o foco na experiência do paciente foi um fio condutor para sua carreira e para as inovações de grande impacto que ajudou a implementar na Sutter Health, como o My Health Online e o uso do Google Glass em consultas médicas.

Na tarde do mesmo dia, Dr. Chan conduziu um Workshop com colaboradores do IDOR e convidados. Inspirado na metodologia da Y Combinator, uma das mais prolíficas aceleradoras de startups do vale do silício,

Dr. Chan desafiou os participantes a criarem soluções inovadoras para problemas reais em saúde. Divididos em grupos, cada integrante apresentou um “pitch” de 5 minutos, em que precisavam defender, utilizando argumentos sólidos e com “timing” perfeito, o plano de negócios de sua “recém-criada” startup. O pitch foi avaliado por uma banca, em um modelo similar ao do programa de avaliação e investimento em startups “Shark Tank”.

No dia seguinte, 12 de maio, o IDOR pediu uma Sessão de Pitches em que participaram as Startups da área da saúde DocPad, Vitta, Farmaki e SmartChains. Dr. Chan contribuiu com valiosos questionamentos e insights ao modelo de negócios de cada uma delas na sessão de perguntas, utilizando sua vasta experiência em inovação na área da saúde.

“Foi ótimo ouvir o que o Dr. Chan tem a dizer, já que é um profissional tão respeitado e conceituado na área. Sem dúvidas foi uma injeção de inspiração e criatividade”, comenta Theo Marins, aluno de Doutorado pela UFRJ.

Sobre o Dr. Albert Chan

Albert Chan é Vice-Presidente e Diretor de experiência digital do paciente no Sutter Health, onde é responsável pelo desenvolvimento de experiências inovadoras em saúde digital e na sua implantação simplificada nos processos clínicos, de forma a melhorar índices em saúde. Formado pela Stanford University School of Medicine, considerada uma das melhores universidades do mundo, Chan recebeu diversos prêmios e reconhecimentos durante a sua trajetória profissional, entre eles: o Epic 2014 Physician of the Year; o Future Leader Health Care Hero Award, Silicon Valley/San Jose Business Journal (2012); e o Fulbright Specialist Program.

Eisenhewer Fellowships

A Eiseinhewer Fellowships é uma rede global de líderes comprometidos em catalisar grandes transformações na sociedade. O Dr. Albert Chan foi selecionado devido as suas conquistas significativas e por ocupar uma posição de influência na área de tecnologia e saúde, escolhendo o Brasil como seu país de destino. O objetivo da visita de Chan ao país é realizar parcerias com entidades da área da saúde e de outros setores para estimular a inovação e desenvolver parcerias estratégicas em grande escala, de forma a acumular o conhecimento necessário para transformar a experiência dos pacientes ao receber o cuidado médico.