O Instituto

 

A Criação do IDOR

O Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo promover o avanço científico e tecnológico na área de saúde. O IDOR opera em sede própria desde 2010, mas as suas origens remontam ao início da Rede D’Or de Hospitais, sua principal mantenedora. Desde a criação de sua rede hospitalar, a Rede D’Or São Luiz vem desenvolvendo diversas iniciativas nas áreas de ensino e pesquisa clínica. Foram criados dois centros de estudo para suporte à pesquisa e educação continuada, e estruturados programas de pós-graduação lato sensu, programas de residência médica e cursos de especialização, assim como estágios remunerados para alunos de iniciação científica e física médica, em parceria com universidades públicas. Paralelamente foram instalados o comitê científico, o comitê de ética em pesquisa (vinculado à CONEP), e um núcleo de divulgação científica. 


A partir de 2010, data da sua constituição jurídica, o IDOR passou a dispor de uma sede própria, localizada no Rio de Janeiro, e a coordenar a maior parte das atividades de ensino e pesquisa da Rede D'Or.
A Coordenação de Pesquisa está estruturada nas seguintes áreas de conhecimento:medicina intensiva, medicina interna,  neurociências, pediatria e oncologia.
Na área de ensino, programas de residência médica e cursos de pós-graduação lato sensu atuam de forma coordenada com as atividades de pesquisa.
Uma intensa programação de educação continuada é oferecida, anualmente, sob a forma de seminários, palestras, jornadas, cursos hands-on e workshops.
O IDOR tem parcerias efetivas com Programas de Pós-graduação stricto sensu de Universidades públicas no Rio de Janeiro e mantém laços de cooperação científica com diversas instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais.

Histórico da Rede D'Or

Em 1977, o Grupo Labs D'Or foi fundado no Rio de Janeiro com o objetivo de disponibilizar os exames de imagem mais sofisticados à época. Ao longo das duas décadas que se seguiram, houve a diversificação dos exames e serviços oferecidos, associados com a expansão das unidades. A partir de 1998, o Grupo expandiu as suas atividades para a área hospitalar, com a inauguração do Hospital Barra D’Or, seguida da criação de novas unidades e a aquisição de outros hospitais como, por exemplo, a Rede São Luiz em São Paulo. Atualmente, a Rede D’Or São Luiz é constituída de 30 hospitais, em três estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

| Mais
 
Google+