Comitê de Ética em Pesquisa

Prezado(a) Pesquisador(a),

O Comitê Científico do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) foi criado em 2010 com o objetivo de avaliar a exequibilidade e o mérito científico dos projetos, e de auxiliar os pesquisadores nas diversas etapas dos estudos propostos.

A missão do Comitê Científico é promover pesquisa de excelência na área da saúde, respeitando todos os princípios éticos e legais que regem a pesquisa envolvendo seres humanos. Assim, presta consultoria aos interessados, avalia e faz recomendações sobre os projetos, apóia os pesquisadores na busca de parcerias com centros de excelência e incentiva o intercâmbio internacional com instituições de pesquisa.

As ações do Comitê Científico facilitam a avaliação e a apreciação ética dos projetos pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), reduzindo significativamente ou mesmo eliminando as possíveis pendências que venham a ocorrer tanto em relação à construção dos projetos quanto dos seus termos de apresentação obrigatória.

Entenda o fluxo que o seu projeto seguirá a partir de agora:

  1. Faça o download do Formulário de Submissão, salve-o no seu computador e faça o preenchimento das informações solicitadas;

  2. Ao concluir o preenchimento do formulário você deverá enviá-lo para o e-mail submissaodeprojetos@idor.org;

  3. O seu projeto será recebido e direcionado a um relator da área em que o seu projeto pertença;

  4. Após apreciação do coordenador de área e do presidente do Comitê Científico será emitido um parecer final sobre o seu projeto e uma cópia será enviada ao seu endereço de e-mail;

  5. Finalmente, caso esteja aprovado pelo Comitê Científico, o seu projeto estará apto para inserção na Plataforma Brasil e apreciação pelo CEP, atendendo-se às seguintes observações:

    1. Obs 1.: Caso o pesquisador principal não pertença à Rede D'Or São Luiz, será necessária a participação de um pesquisador da Rede, o qual participará como investigador colaborador de sua pesquisa.

    2. Obs 2.: De acordo com a legislação vigente no Brasil, toda pesquisa que envolva seres humanos (incluindo estudo de caso e informações em prontuários) deve ser apreciada pelo Sistema CEP/CONEP.

Atenciosamente,

Diretoria de Pesquisa